Direcção
Penelope Best, licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Leeds e com uma especialização em Educação Primária, é uma das profissionais responsáveis pela criação e implementação do projecto educativo da Eupheus.
Iniciou a sua carreira como professora na Grâ-Bretanha onde leccionou em várias escolas primárias, como St. Andrews e Mount Carmel. Apaixonada por Portugal, e em especial pelo Algarve, decidiu mudar-se definitivamente para Ferragudo onde reside há mais de 20 anos.
Após 17 anos como Directora Pedagógica da Primária da Secção Internacional da Escola Internacional do Algarve decidiu dedicar-se a um novo projecto adequado à sua visão de uma escola inclusiva e aberta a novas dinâmicas educativas.
Pará além da sua paixão pela área da educação adora viajar e conhecer culturas diferentes.

“Acredito que a felicidade e o bem-estar de crianças e professores é a chave para o sucesso individual e colectivo. O objectivo subjacente à criação da Eupheus foi o de reunir um grupo de pessoas que partilham a mesma visão educativa capazes de trabalhar em equipa e tornarem essa visão uma realidade. Na Eupheus queremos dar vida a uma escola aberta à mudança e inovação que proporcione um ambiente seguro onde as crianças se sintam motivadas e valorizadas a aprender e estabelecer relações de amizade para toda a vida.Venha conhecer a família Eupheus!”
– Penelope Best
Porquê Eupheus?
Presidiu à fundação da Eupheus a vontade de um grupo de educadores em construir uma escola capaz de abraçar e adaptar-se à mudança o que exige profissionais com espírito crítico, capazes de trabalhar em equipa e reflectir sobre a sua prática, investindo continuamente na actualização de conhecimentos, aptos a despertar a curiosidade intelectual nas crianças, transmitir o desejo e o prazer em aprender, e desenvolver a capacidade de aprender a aprender.
Aprender a aprender no e para além do contexto escolar e ao longo da vida, constitui uma das chaves para encarar e superar com sucesso os desafios colocados por um mundo em constante e rápida transformação.
Durante o processo reflexivo de escolha de um nome para a escola, procurámos uma palavra que reflectisse todas estas considerações e o nosso empenho em contribuir para formação de cidadãos críticos e responsavelmente activos. Assim, optámos pela palavra grega Eupheus que, amplamente utilizada por Platão nos seus trabalhos sobre educação, significa “aquele que activamente procura conhecimento, compreensão e sabedoria”, pressupondo abertura e flexibilidade em aprender em diferentes momentos e utilizar novos conhecimentos para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de agir.
Porquê a Coruja?
Cientes da importância dos símbolos enquanto elementos capazes de promover a consciência identitária e tendo presente o nível etário do nosso universo estudantil, considerámos fundamental escolher um símbolo que os alunos facilmente relacionem com a filosofia educativa da Eupheus.
Na Grécia Antiga, e posteriormente na cultura popular, a Coruja surge no imaginário colectivo como representação física da busca de conhecimento e sabedoria, pelo que a escolha deste animal como símbolo da escola surgiu como a opção óbvia para veicular a nossa visão educativa aos alunos e estimular a construção de uma identidade escolar que promove a formação de cidadãos capazes e empenhados em investir no desenvolvimento, na inovação e na qualidade da sua aprendizagem ao longo da vida.

Impacto Social
- Na Eupheus temos como objectivo consciencializar os nossos alunos para a importância do seu contributo enquanto agentes de transformação positiva na comunidade local, nacional e global.
- À consecução deste objectivo subjaz uma estratégia que visa despertar o seu interesse em desenvolver e participar activamente em projectos de cariz socioambiental.
- Na Eupheus fazemos questão de implementar uma consciência ecológica transversal a todas as áreas da organização escolar a qual se pretende seja extensiva à vida fora da escola.
- Enquanto escola promotora da aceitação e legitimação da especificidade cultural de todos os indivíduos, na Eupheus celebramos activamente o multiculturalismo explorando a diversidade em todas as suas vertentes.